Ecce Domus
2023 - 24, Esculturas
As esculturas são construídas de modo a retratar casas em miniatura, que para além do concreto, servem de estruturas para metáforas de estados emocionais que nos aproximam ou distanciam de Deus segundo a artista. Um Deus que habite no homem e na natureza da qual este é parte, e não fora. Para Gabrielle, a natureza é a residência primordial do ser, um espaço de reconexão.
A série tem como ponto de partida a restauração mal sucedida do afresco Ecce Homo, realizada por Cecilia Giménez, na cidade de Borja-Espanha, que desconfigurou a imagem de Jesus e se tornou uma história viral na internet, no ano de 2012.
O tema permeia a produção da artista, que viveu a sua infância em um convento na Bélgica, onde a experiência religiosa estava fortemente associada à punição, ao martírio e à rigidez.
Nas obras, Maussen busca através da arte a desconstrução da representação figurativa do divino e uma nova forma de representação para o mesmo, de modo que espiritualidade e humanidade se aproximem.
Os desdobramentos são feitos em madeira ou papel, intervindos artisticamente com materiais como galhos, ervas, conchas, objetos de segunda mão, cera, concreto, etc.. Gabrielle busca trazer a representação do universo interior do homem como o interior da casa em contraponto às aparências em seu exterior. Também em algumas das obras da série, as casas se tornam pequenos micro ambientes naturais auto geridos, com microclimas e seres vivos, em constante transformação.
















